top of page

Amaxofobia

Amaxofobia

Amaxofobia se trata do medo mórbido em dirigir um veículo ou, em alguns casos, ficar dentro dele. Embora pareça bobagem, esse tipo de reação costuma dificultar bastante o cotidiano de alguém em relação às suas atividades. Afinal, como se locomover em grandes distâncias sem entrar em um veículo, mesmo que não o dirija?


Decorrente de um trauma em variadas formas, esse medo acaba inibindo o desenvolvimento social pleno do indivíduo. Seu deslocamento se mostra algo trabalhoso, visto que quase não há opções para seu distanciamento. Em alguns casos as pessoas ainda conseguem usar transporte público ou pegar uma carona com alguém próximo.


A ansiedade é o principal elemento dentro da manifestação do problema. Indo além do campo físico, é comum que o indivíduo pense negativamente sobre esse tipo de contato. Nisso acabará desejando que a viagem se encurte tanto quanto possível para que saia imediatamente do veículo.


A amaxofobia carrega alguns sinais bem claros, sendo vistos em maior ou menor magnitude, dependendo da pessoa. Os próprios portadores podem denunciar sua existência, de maneira que outros possam perceber o seu medo.


O que fazer para controlar a ansiedade na hora de dirigir?

Faça algum tipo de atividade física e relaxamento muscular, para produzir endorfinas, substâncias que neutralizarão a química da ansiedade. Inicie uma aproximação com o carro mesmo dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.

Treino e prática. ...

Familiarize-se com o veículo. ...

Opte por horários calmos. ...

Dirija ao lado de um motorista experiente. ...

Dê carona para um amigo. ...

Peça ajuda profissional. ...

Conte com um seguro que te apoie.


Precisa de ajuda?

Agende sua sessão online ou presencial através do WhatsApp (11) 93930-6499





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page