top of page

BRUXISMO - Como você descarrega a sua raiva?

Atualizado: 8 de abr. de 2021

Bruxismo e Briquismo


Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca.

Caracteriza-se pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

Não se sabe exatamente por quê, o bruxismo acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. A incidência tende a diminuir com o passar dos anos. Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.

Fonte: Dr. Dráuzio Varella

VISÃO NEUROLÓGICA - As atividades involuntárias são controladas pelo Sistema Nervoso Autônomo (SNA), subdividido em simpático e parassimpático. O Sistema simpático sobressai-se em situações de estresse e o parassimpático, por sua vez, em situações de repouso.

HIPÓTESE DE ANÁLISE PSICOLÓGICA = O Bruxismo pode ser causado por uma dinâmica psíquica presente na sombra/inconsciente e que revela raiva acumulada, medo ou trauma contido e não resolvido; situação não resolvida com alguém que ama ou auto agressividade (quando dorme e sai do controle morde a si mesmo). Simpático e Parassimpático = Dinâmicas de luta x fuga, prazer x desprazer.

Fonte: Dr. Fernando Freitas


Psicoterapia auxilia no Autoconhecimento que é um mergulho no inconsciente para resgatar emoções, sentimentos e crenças contidas e não resolvidas.


Precisa de ajuda?

Psicoterapia On-line e Presencial


Entre em contato para mais informações sobre horários disponíveis e valores.

11 93930-6499

@sulamita.miranda.psicologa



@jean_designercriativo

@design.graffico




37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page