top of page

Síndrome de Münchhausen ou Transtorno Factício - simulação de sintomas físicos ou psicológicos

Síndrome de Münchhausen ou Transtorno Factício - CID 10 – F68.1- Produção deliberada ou simulação de sintomas ou de incapacidades, físicas ou psicológicas (transtorno fictício)

O transtorno factício/fictício é fingir ter ou produzir sintomas físicos ou psicológicos sem um motivo externo aparente. Doença psiquiátrica em que o paciente, de forma compulsiva, deliberada e contínua finge ou causa a si mesmo doenças ou traumas psicológicos para chamar atenção ou simpatia a ele. Sintomas podem ser induzidos por drogas, toxinas ou objetos para simular uma doença e convencer os profissionais de saúde a fazerem um diagnóstico. Caso tenha de fato um distúrbio, ela exagera ou mente sobre os sintomas, finge que está mais doente ou mais debilitada do que realmente está. No entanto, esse transtorno é mais complexo do que a simples desonestidade. É um problema da saúde mental que está associado com graves dificuldades emocionais.

Causa: é desconhecida, mas estresse e um transtorno de personalidade grave podem contribuir.

Diagnóstico: O médico diagnostica o transtorno após descartar outros transtornos e após descobrir evidência de que a pessoa fingiu ter os sintomas.

Tratamento: Não existem tratamentos claramente eficazes, mas a psicoterapia pode ajudar.

Sintomas: podem ser dramáticos e convincentes.

· Sintomas se encaixam perfeitamente na descrição clássica da doença relatada, mas a resposta aos tratamentos é instável e ineficiente;

· Ânsia de se submeter a diferentes exames e procedimentos;

· Consultar diferentes médicos e diferentes hospitais, algumas vezes de várias áreas;

· Histórico médico e pessoal incoerente;

· Profundo conhecimento da doença e dos procedimentos hospitalares;

· Recusa em deixar os médicos conversarem com familiares ou amigos;

· Transtornos psicológicos, especialmente os relacionados a carência afetiva, teatralidade e insegurança.

Deve ser diferenciado da hipocondria. Um portador de Münchhausen pode se cortar com um material infectado para causar uma infecção, por exemplo, enquanto o hipocondríaco acredita que tem a infecção, mas não se infectaria intencionalmente. Os exames desse hipocondríaco não indicam infecção, enquanto os do Münchhausen sim.

Síndrome de Münchhausen por procuração pode ser imposto a outra pessoa

A síndrome de Münchhausen por procuração é uma variante da doença em que, ao invés de provocar em si os sintomas, o portador causa ou simula a doença em outra pessoa, geralmente uma criança sob os seus cuidados, e foi descrita originalmente pelo pediatra Roy Meadow, em 1977

Casos famosos

William McIlhoy entrou para o Livro Guinness dos Recordes depois de 400 operações em 100 hospitais diferentes, acumulando US$ 4 milhões em dívidas no processo. Morreu em um asilo em 1983.

Lacey Spears, envenenou seu filho Garnett com sal de mesa desde o nascimento. Ele faleceu com 5 anos, devido a níveis elevados de sódio no sangue. Lacey foi julgada e condenada a vinte e cinco anos de prisão.

Leia mais em:

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page