Bruxismo e Briquismo
Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca.
Caracteriza-se pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).
Não se sabe exatamente por quê, o bruxismo acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. A incidência tende a diminuir com o passar dos anos. Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.
Fonte: Dr. Dráuzio Varella
VISÃO NEUROLÓGICA - As atividades involuntárias são controladas pelo Sistema Nervoso Autônomo (SNA), subdividido em simpático e parassimpático. O Sistema simpático sobressai-se em situações de estresse e o parassimpático, por sua vez, em situações de repouso.
HIPÓTESE DE ANÁLISE PSICOLÓGICA = O Bruxismo pode ser causado por uma dinâmica psíquica presente na sombra/inconsciente e que revela raiva acumulada, medo ou trauma contido e não resolvido; situação não resolvida com alguém que ama ou auto agressividade (quando dorme e sai do controle morde a si mesmo). . Simpático e Parassimpático = Dinâmicas de luta x fuga, prazer x desprazer
Fonte: Dr. Fernando Freitas
Precisa de ajuda?
Psicoterapia On-line e Presencial
Entre em contato para mais informações sobre horários disponíveis e valores.
11 93930-6499
Comentários