top of page

SÉRIE PARA ADOLESCENTES - MEU JEITÃO DE SER! 5 TIPOS DE CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE.

Atualizado: 6 de mar. de 2021

Leia a Série dos 5 traços/características que podem expressar como você pensa, sente e age e seu formato de corpo comprovará.

O calado. inteligente - Magrelão - retangular

O falador. legal - Fofinho - redondinho

O sedutor. mandão - Fortão - triângulo

O certinho, quietinho, bacana - Suporte - Quadradinho

O competitivo. perfeitinho e sensual - Curvas - Violão


Desabafo de um adolescente:

Época de crise, é tempo de perder muitas coisas e conquistar outras, perder o colinho, a segurança em tudo para sentir inseguro com a abertura ao mundo novo.

É não mais viver a vida dos pais e começar a construir a própria vida.

É construir autonomia e a independência e, é tudo que se quer! Mas dá medo, dá vontade de voltar para o porto seguro.

É hora de começar a fortalecer as próprias asas, mas, é preciso abandonar e sair debaixo das asas dos pais. Às vezes os pais impulsionam o crescimento e muitas vezes não!

É hora de formatar a própria personalidade, seu próprio jeito de ser, que não é mais o jeito que o pai a mãe quer ou idealiza.

É tempo que pais e filhos se perdem tentando se encontrar em um novo time.

É tempo difícil para pais e filhos, para adequar novos limites, novas adequações.

É difícil passar pelas chatices em ambos os lados.

É! Crescer dói! Dói em todos os sentidos físico e emocional.

Físico. Esticar os ossos doem os músculos, é acordar dolorido no dia seguinte e nem saber por quê!

Esticamos e não ficamos nem bonito ou feio. Pequeno ou grande. Alto ou baixo. Cabelo liso ou enrolado gordo ou magro.

A sexualidade, vixe! Complicado. Tenho pinto, peito grande ou pequeno?! As dúvidas, as vergonhas e incertezas nos faz não saber lidar com as situações.

Emocional. É sempre querer ser aquilo que não é. É querer ser popular, achar que todos não nos enxergam; é não saber lidar com o diferente, com o bullying, ou com as indiferenças. É não saber lidar com os próprios foras. É sempre querer as garoto/as que não nos quer.

Se sou extrovertido eu mascaro minhas inseguranças, minhas dificuldades e medos, até parece que não os tenho, mas quem não os têm? Parece que surfo em qualquer onda, mas não! Tenho dificuldades em outras coisas, por exemplo: ter foco em alguma coisa; nada é o bastante para mim, então troco. Troco de par, de amigos, de tendências, de jogos...

Ah! Também tem o vazio, mas, para compensar eu troco! Sou volúvel?! Não! Talvez meus mecanismos de defesa para saber lidar com a situação e não quebrar minha cara. Até uso minha máscara de mal, de o cara, o popular ou legal, ou desejável...

Se sou mais introvertido eu sonho em ser mais popular em falar com outros em ser o mais desejável mais esperto... Acabo nem vendo minhas qualidades e potencialidades, pois foco no que não tenho, no que não sou!

Meus relacionamentos são escolhidos com base em quem eu acho que gosta de mim, me valoriza e me acha legal e interessante. Sei que a qualidade de minhas amizades são melhores. Mais empáticos e fiéis, mas, que droga. O outro sempre escolhe quem é mais pop, falante, bonito, esperto. Eu que sou babaca e me entrego mais fico em segundo plano. Ponto. Que *****? Não! porque assim. Gasto uma energia tremenda, tentando ser diferente e não consigo melhorar. Mas, não consigo ser diferente. Pô! Acho que o problema não é meu, ou não sou eu! É que esta sociedade acaba valorizando o externo, o bonito, aquele que expressa bem, o fútil, ....

Acho que as pessoas sempre querem mais do que não tem! E o que falam que ela precisa ter!!

Por que preciso mudar meus traços de caráter, características de personalidade que foram construídas desde a primeira infância? Mas, tento! Dou uma melhorada quando enfrento, vou e faço! Expresso!

Acho que vou ter que esperar a adolescência passar e virar um adulto. Sei que terei até mais chances de sucesso, os introvertidos fazem sucesso também!!

Caracas.! Que fase! A melhor fase da vida!!! Pena que complicamos, não entendemos, procuramos nos encontrar e mudar o tempo todo e, perdemos tempo!

Faz parte do show da vida. Todos passam por isso, com exceções de jovens que têm que trabalhar para sustentar sua família, tem que parar de estudar, tem que apagar ou abafar os seus sonhos! Abafa sua fase de experienciar e se preparar para a vida. Triste! Mas milhões de jovens saem da infância para a vida adulta direto.

Mas, então adolescer é contar os dias para ter 18 anos, parar de estudar ou ir para faculdade, ter liberdade, dirigir, poder fazer o que quer do seu jeito, ganhar o mundo nossa! Será que vai ser fácil? Melhor que está!?

Car.....!! Como já dizia o avô do Homem-Aranha, com mais poder mais responsabilidade também?

Ah! Deixa para pensar depois, simplesmente vou me aceitar e referenciar da melhor forma! Aproveitar o tempo que me resta para curtir esta fase que ou sou tudo ou sou nada!





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page