top of page

DOENÇA QUE PODEM TER ORIGEM NA FALTA DE AMOR PRÓPRIO OU A NÃO ACEITAÇÃO DE SI PRÓPRIO

DOENÇA PSICOSSOMÁTICA


Primeiro o que é DOENÇA: alteração biológica do estado de saúde de um ser, manifestada por um conjunto de sintomas perceptíveis ou não. Alteração do estado de espírito ou do ânimo de um ser.


As doenças psicossomáticas, também conhecidas como somatização ou transtorno somatoforme, são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo, ou seja, quando o sofrimento psicológico de alguma forma acaba causando ou agravando uma doença física.


SOBRE A NECESSIDADE DE ADOECER: Para Georg Groddeck Georg Groddeck - 1866-1934 - médico considerado um pioneiro da medicina psicossomática – existe um sentido no sintoma, em geral relacionado à intencionalidade inconsciente ou a um simbolismo que reveste o processo de adoecer.

Para o Dr. Fernando Freitas - Médico – Ibracs - Instituto Brasileiro de Consciência Sistêmica –Toda somatização tem a função de ocultar os conflitos infantis mal resolvidos. E a doença é a manifestação para a pessoa entrar em contato e resolver estes conflitos.

A DOENÇA PSICOSSOMÁTICA - PODEM TER ORIGEM NA FALTA DE AMOR PRÓPRIO OU A NÃO ACEITAÇÃO DE SI PRÓPRIO (eu não me amo; eu não devo ser isto; eu quero ser melhor; eu quero ser diferente) e cita 4 doenças que podem ter esta base emocional:

1- DOENÇAS AUTOIMUNES são doenças que atacam o sistema imunológico contra uma estrutura do próprio organismo, ou seja, uma resposta autoimune. Todo mundo aprende na escola que o sistema imunológico existe para combater ameaças externas, como vírus e bactérias, então, neste caso o organismo começa combater e criar anticorpos contra si mesmo.

O que pode causar: A doença autoimune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é “original de fábrica”, levando à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.

Para o Dr. Fernando Freitas – As DOENÇAS AUTOIMUNES podem ter origem na infância, nos conflitos e traumas não resolvidos, ex. a não aceitação dos pais – a criança tem que ser como os pais querem, punição constante, ter que ser excelente para o outro. A doença autoimune é como se o sistema dissesse – eu preciso me destruir para ser melhor.


2- DEPRESSÃO = A depressão é um transtorno que afeta quase 10% da população mundial e caracteriza-se por sentimentos constantes de tristeza profunda, apatia, perda de interesse em atividades antes prazerosas por um período considerável de tempo – no mínimo duas semanas. É uma doença séria que precisa de tratamento, pois afeta consideravelmente a vida social e profissional do indivíduo, prejudicando suas relações e capacidade para o desenvolvimento de tarefas simples.


O que pode causar: Apesar de depressão e tristeza serem diferentes, a depressão também pode ser ocasionado por uma tristeza não superada. Daí a importância de olhar para si mesmo com atenção e procurar ajuda quando algo parece sair do controle. Predisposição genética, alterações nos processos químicos cerebrais e fatores socioambientais podem contribuir para o desenvolvimento da doença.


Para o Dr. Fernando FreitasA primeira pergunta a fazer é: Para que serve, qual a função, esconde qual problema! Pode estar ligada ao sentimento de raiva, direcionado para dentro de si. Raiva direcionadas para pessoas que ama ou a família de origem, por exemplo a mãe. É difícil separar amo minha mãe mas, odeio as coisas que ela fez comigo, é o amor e a raiva em conflito. Sentimentos ambivalentes que geram CULPA.

3 – CÂNCER - Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.


O que pode causar: O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.

As causas internas estão ligadas à incapacidade do organismo de se defender das agressões externas. Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, aos maus hábitos e ao estilo de vida.


Para Dr. Fernando Freitas – quem tem tendência a ter câncer geralmente são as pessoas com dificuldade de falar não, os salvadores da pátria, estou aqui pra cuidar dos outros, eu não cuido de mim, mas cuido dos outros, as que geram codependência, que vivem ou viveram dentro de um sistema emocional e familiar doentio.


4 - FIBROMIALGIA - doença das emoções não expressadas, caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.

O que pode causar: A causa específica da doença é desconhecida, sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.

Para Dr. Fernando Freitas – considera que está muito relacionado às pessoas que tem conflitos mal resolvidos. Os músculos precisam trabalhar em harmonia, o que não acontece. As contrações dos músculos estão em direções opostas – força em lados opostas – pode x não pode, ação x julgamento, deixa x não deixa, prazer x tristeza, faço x não faço, amor x ódio. Vive no conflito das decisões difíceis, presos nos dramas da família de origem. Como se dissesse minha dor não permite que eu faça, vai se fechando/contraindo para não sentir dor.


É preciso reviver traumas oriundos da infância, deixados na criança interior e, com visão adulta dos fatos e da vida dar novos significados aos sentimentos. Os sentimentos aprisionados não podem comandar a vida.


INTERESSANTE, NÃO É!! ENTÃO, PENSE NISTO E SE CURE!

· Deixe morrer a doença dentro de você.

· Cuide de sua criança interior, seus traumas infantis.

· Se ame, se você não se amar você se destrói.

· Olhe para você do jeito que você é, se ame incondicionalmente - do jeitinho que você é!


O PODER DO SAUDÁVEL PODE ESTAR EM SUAS MÃOS! AJUDE SEU MÉDICO TE CURAR!

Fontes:

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page