top of page

Disposofobia (fobia em dispor das coisas), Acumuladores ou ainda a Síndrome de Diógenes

Disposofobia (fobia em dispor das coisas) = Acumuladores ou ainda a Síndrome de Diógenes (filósofo grego que andava como mendigo e/ou não aceitava ser contrariado)

Transtorno emocional com fortíssima repercussão comportamental e cognitiva caracterizado por recolhimento excessivo e incapacidade para descartar coisas, geralmente sem utilidade. garrafas, animais, papéis, aparelhos eletrônicos, maquiagens, revistas, roupas, produtos de limpeza, no mesmo ambiente que comida da residência, lixo orgânico, dejetos, enfim, todo e qualquer tipo de entulho. Acreditam que em algum momento esses objetos terão alguma utilidade, transformando suas casas em verdadeiros depósitos de lixo.

De acordo com pesquisas internacionais, 4% da população mundial já são acumuladora compulsiva.

Há também casos de acumuladores que compram compulsivamente mas acabam nem abrindo as sacolas e caixas dos novos objetos adquiridos.

O Transtorno de acumulação não pode ser confundido com pessoas que tem o ato de colecionar objetos como hobbies. O colecionador organiza suas coleções, respeita espaços e se orgulham desses objetos, que faz questão de mostrar. O acumulador compulsivo perde o controle e quando vê já está com a casa toda tomada pelos inservíveis ou animais.

Além disso, esse paciente tem vergonha e um constrangimento muito grande, e acaba se tornando um isolado social.

Outro comportamento dos acumuladores é não se preocupar com a sujeira adquirida devido ao empilhamento de coisas pela casa, favorecendo a entrada de ratos, insetos e outras pragas, comprometendo a saúde dos moradores.

Para identificar os sintomas, é preciso observar o estado emocional desta pessoa. O doente normalmente apresenta fragilidade, insegurança, carência, ansiedade, medo, arrependimento, depressão e frustração.

Este comportamento se manifesta geralmente em quem tem o famoso TOC (transtorno obsessivo compulsivo que consiste em repetir uma ação várias vezes) e pode vir associado à Depressão. A maioria dos estudos mostra que 24% dos portadores de TOC possuem a doença do Acumulador.

Fonte - Biblioteca Virtual em Saúde - Secretária Municipal em Saúde de SP




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page